Originário do México e América Central, o abacate é uma das frutas mais usadas na gastronomia mundial. E é ótimo para a Terceira Idade. Esta é a última semana de janeiro e sua temporada durará somente até o fim de fevereiro. Rico em gorduras boas e vitaminas, não possui tanto açúcar e, especialmente a terceira idade pode se beneficiar com o consumo regular do abacate.

Ao fim deste post, coloquei receitas fáceis e saborosas, provando sua versatilidade, ficando muito boa saboroso tanto em preparações doces quanto salgadas. Mas, corra! Logo logo não será tão fácil quanto agora encontrar a fruta nas feiras, sacolões e supermercados.

Abacate possui um alto teor de gordura boas indispensáveis à saúde da terceira idade

Em 100 gramas de abacate é possível encontrar 36 gramas de gordura, o que corresponde a cerca de 65%. E a maior parte desta gordura é composta por ômegas 3, 6 e 9. O ômega-9 ajuda na redução das inflamações, protege a saúde cardiovascular, diminui o colesterol ruim e atua na prevenção e combate ao câncer. Já os ômegas 3 e 6 são fundamentais para o bom funcionamento cerebral. Veja mais no post “Idosos e memória: alimentos que turbinam o cérebro”.

Fundamental para absorver outros nutrientes indispensáveis para a terceira idade

Outra vantagem de seu consumo regular é o alto teor de antioxidantes que auxiliam na absorção de carotenoides, que são os pigmentos vermelhos e alaranjados encontrados em muitos vegetais como mamão, laranja, tomate e beterraba. Os carotenoides são precursores da vitamina A, essencial para a boa saúde dos olhos. Além disso, o próprio abacate é rico em carotenoides.

Sais minerais e vitaminas também são importantes para a terceira idade

A fruta também é uma excelente fonte de sais minerais como potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso, também é rico em vitamina A, C, E, K e Complexo B.

Agora que você sabe quais os nutrientes em que o abacate é rico, confira os benefícios que o consumo regular pode trazer para a saúde, sobretudo para a terceira idade:

  • Antiinflamatório: diminui sobretudo os efeitos da artrite.

  • Redução do estresse: rico em glutationa, reduz os efeitos do cortisol, hormônio do estresse. O excesso de cortisol dificulta a perda de peso. Já a glutationa melhora o funcionamento do fígado, facilitando a desintoxicação do organismo.

  • Melhora da saúde cardiovascular: sobretudo porque diminui a produção do mau colesterol.

  • Rico em gorduras e fibras, promove a saciedade e melhora o fluxo intestinal.

  • Melhora a qualidade do sono: as vitaminas do complexo B auxiliam no equilíbrio cerebral durante o sono.

  • Regula o metabolismo da glicose: por conta do seu baixo teor de carboidratos e baixo índice glicêmico, minimiza os picos de insulina e glicose, sendo excelente para diabéticos.

Dicas para consumir melhor o abacate

  • Para acelerar o amadurecimento do abacate verde, coloque em um saco de papel.

  • A fruta quando madura tem a casca mais escura e é macia quando apertada.

  • As frutas maduras devem ser mantidas em geladeira. Quando cortada, mantenha em um recipiente tampado e pingue algumas gostas de limão sobre a superfície para evitar a oxidação.

  • Pode-se também usar o óleo de abacate para temperar saladas no lugar do azeite. O produto é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

  • Atenção: pessoas alérgicas ao látex podem apresentar também alergia à fruta.

Prepare uma entrada e uma sobremesa com a fruta mais querida da estação
As receitas eu tirei do site Incrível Club. Lá, você pode encontrar outras receitas tão boas quanto estas.

Barquinhos de abacate com camarão
Ingredientes:
2 ovos 200 g de camarões pequenos e limpos frescos ou congelados
2 abacates maduros
Algumas folhas de alface
1 colher de azeite de oliva
1 colher de suco de limão
Preparo:

Corte os abacates na metade. Retire a polpa do abacate e corte-a em pequenos pedaços e reserve a casca.
Cozinhe os ovos e pique-os.
Pique a alface.
Cozinhe os camarões e cozinhe por 3 minutos.
Misture todos os ingredientes e coloque a mistura nos barquinhos feitos com a casca do abacate e decore com ervas frescas.

Mousse de pistache com abacate
Ingredientes:
3 abacates
½xícara de mel – Atenção: em caso de pacientes diabéticos, a receita deve ser preparada com adoçante. Vá adicionando aos poucos até que a quantidade de doce esteja agradável.
1 xícara de pistache sem sal
1 colher de suco de limão
Uma pitada de sal
Preparo:
Descasque os pistaches e deixe de molho em água por 3 horas. Escorra a água e seque-os em papel toalha.
Coloque os pistaches no liquidificador, acrescente o mel, uma colher de água e bata até que a mistura fique homogênea. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira durante cinco horas ou uma noite.
Descasque os abacates e corte-os em pequenos pedaços. Bata no liquidificador junto com o creme de pistache que estava na geladeira, acrescente uma colher de suco de limão, uma pitada de sal marinho e 1/4 de xícara de água até a mistura ficar homogênea.
Distribua a massa em potes, cubra com plástico e deixe na geladeira por mais cinco horas. Antes de servir, decore com pistache, que pode ser tostado na frigideira para dar mais sabor e aroma.

Não se esqueça de consultar seu nutricionista de confiança. Aproveite seus melhores dias e seja cada vez mais feliz. Até o próximo post.