São 3 da manhã e o sono simplesmente foi embora. Por conta do estresse do dia a dia, acordar no meio da noite e só conseguir adormecer novamente com o dia amanhecendo e quase naSão 3 da manhã e o sono simplesmente foi embora. Por conta do estresse do dia a dia, acordar no meio da noite e só conseguir adormecer novamente com o dia amanhecendo e quase na hora de levantar tem sido cada vez mais comum. E nestas horas, muita gente costuma fazer da geladeira uma forte aliada, o que pode gerar um rápido aumento no peso. Mas, o que muitos não sabem é que a qualidade do sono está diretamente relacionada com os alimentos que ingerimos. Portanto, se você quer ter um sono de qualidade e ter mais disposição e um alto rendimento no trabalho no dia seguinte, a chave está na boa alimentação.

Tão importante quanto outros processos metabólicos, como a digestão, por exemplo, é durante o sono que o organismo realiza algumas funções primordiais como a produção de importantes hormônios responsáveis pelo ganho de massa magra e da regulação do apetite. Outro ponto importante é que o cansaço acumulado das noites mal dormidas por gerar estresse, o que está ligado diretamente ao aumento da pressão arterial.

O que comer para ter um sono de qualidade – Antes de dormir, ou no jantar, é preciso fazer refeições leves e de fácil digestão. Além disso, as receitinhas das nossas avós sempre costumam funcionar. Uma delas é a do copo de leite morno antes de dormir que é considerado “tiro e queda”. O leite é rico em triptofano, um aminoácido essencial que é um dos componentes do neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento e que é transformado em melatonina, o hormônio do sono.

Outro alimento muito rico em triptofano é a aveia. Então, que tal um mingauzinho antes de dormir? Junto com a aveia, o arroz integral e a castanha também são excelentes fontes deste aminoácido. Já a banana, além de rica em triptofano, contém vitaminas do complexo B fundamentais para a produção de serotonina. Há também boas alternativas como os chás de maracujá, de camomila ou de melissa e o suco de uva integral – aquele que vem em garrafas de vidro – que contém fitomelatonina, que também auxilia no combate à insônia.

Fique longe desses alimentos se quiser dormir bem – Se a ideia é sonhar com os anjos, você deve ficar longe, pelo menos quatro horas antes de deitar, de alimentos e bebidas estimulantes e ricas em cafeína como chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná e refrigerantes à base de coca.

Além disso, procure diminuir a quantidade de alimentos e, se possível, não ingerir alimentos muito gordurosos e com temperos fortes, pois isso facilitará a digestão, favorecendo o sono e, o que é melhor, evitando que as calorias desses alimentos sejam armazenadas na forma de gordura, já que à noite o metabolismo fica mais lento. Outros dois fatores que atrapalham o sono são o cigarro e a bebida alcoólica.

Manter uma boa alimentação, leve e equilibrada não fará somente com que se tenha um sono de qualidade, como beneficiará sua saúde como um todo. Não se esqueça também de se exercitar com moderação e, sempre que possível, consultar um médico ou um nutricionista.