Já falamos aqui no Blog sobre como uma dieta rica em cálcio e vitamina D é fundamental para a saúde do idoso, mantendo os ossos fortes e saudáveis (veja aqui). É preciso atenção à alimentação na hora de combater a perda óssea e, consequentemente, evitar o risco de fraturas. No entanto, com a chegada da terceira idade, o ambiente também deve ser uma prioridade, para facilitar o deslocamento e evitar a queda de idosos. Afinal, é em casa que a maioria delas ocorrem.

Abaixo você vê como algumas medidas podem diminuir os fatores de risco em casa e garantir mais segurança para o dia a dia das pessoas na terceira idade.

Banheiro

– Não utilize tapetes de tecido, que costumam ser escorregadios. Opte por modelos emborrachados antiderrapantes.

– Se tiver dificuldade para enxergar, invista em mais iluminação (opte por lâmpadas fluorescentes). Também é recomendável que o vaso e a pia sejam de cores diferentes das usadas no chão e paredes. O contraste ajuda na identificação e, consequentemente, evita tropeções.

– Vasos sanitários baixos podem causar desequilíbrio. Por isso, aumente a altura do vaso e instale barras de apoio nas laterais paralelas ao vaso.

– Substitua o box de vidro por cortinas, utilize tapetes antiderrapantes dentro e fora do box e instale barras de apoio nas paredes. No caso de dificuldade em abaixar, utilize também uma cadeira de plástico firme e resistente.

Quarto

– Camas muito baixas e colchões muito macios podem fazer com que você tenha dificuldade de levantar. Prefira colchões mais firmes e, se necessário, ajuste a altura da cama.

– Nunca levante no escuro. Providencie a instalação de um abajur ou interruptor de luz ao lado da cama.

– Se tiver tapetes no quarto, prenda-os ao chão.

Sala

– Não deixe brinquedos e outros objetos espalhados pelo chão. Fios e extensões elétricas também devem estar fora do caminho.

– Não deixe móveis no acesso entre os ambientes da casa.

– Poltronas e cadeiras devem ter boa fixação no chão, e de preferência, braços – que servem como apoio na hora de levantar e sentar. Evite modelos com rodinhas na base, que podem favorecer acidentes.

– As escadas devem ter corrimãos, fitas antiderrapantes e interruptores de luz na parte de cima e de baixo.

Cozinha

– Não utilize armários muito altos, que necessitam de bancos ou escadas para que certos objetos sejam alcançados.
Até o próximo post!