Nos alimentamos todos os dias, mas nem todo mundo leva em consideração a importância de uma dieta equilibrada. Aqui não falo apenas do consumo de alimentos saudáveis, mas sim de como montar um prato equilibrado para o idoso, com a proporção adequada de cada grupo alimentar. A terceira idade deve estar ainda mais atenta. Afinal, o envelhecimento muda as indicações nutricionais do organismo e, com isso, o idoso pode precisar reduzir o consumo de alguns ingredientes e aumentar o de outros. De olho nisso, na hora de montar um prato você deve incluir:

– 50% de vegetais crus, cozidos, refogados ou assados: tomate, brócolis, chuchu, rúcula, alface, quiabo, pepino, beterraba, cenoura etc.
– 25% de proteínas: desse grupo fazem parte as leguminosas (proteína de origem vegetal) – feijão, grão de bico, soja, ervilha ou lentilha e frango, carne vermelha e peixe (proteína de origem animal). No caso das carnes, escolher as mais magras, como lagarto e patinho. Já no caso dos peixes, deve-se evitar os fritos e optar pelas versões assadas, cozidas, grelhadas ou ensopadas. Ovos também podem ser consumidos, mas cozidos e não fritos.
– 25% de carboidratos. Nesse grupo estão inclusos batata, batata doce, mandioca, mandioquinha e cará. Também fazem parte os cereais como o milho, as massas e o arroz (dê preferência aos itens integrais, que dão maior saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino).

Pirâmide alimentar ajuda a montar um prato equilibrado e cheio de nutrientes

Uma maneira fácil de colocar em prática a busca por uma dieta mais equilibrada é ter em um local de fácil acesso uma imagem da pirâmide alimentar (vale uma imagem no celular ou até uma folha impressa grudada na geladeira).
Isso porque a pirâmide alimentar mostra, por meio de imagens, os vários tipos de alimentos e as respectivas proporções que devem ser ingeridas nas refeições. Na base da pirâmide estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade. Conforme o nível da pirâmide sobe, a frequência e as quantidades dos alimentos devem ser reduzidas. Clique aqui e veja a imagem da pirâmide.

Se você tem dúvidas sobre o que deve ou não ingerir, procure um nutricionista de sua confiança. Até o próximo post!

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