Sabe aquele dia em que você sente uma vontade de comer um doce e você tem certeza de que o ideal para saciar o desejo é uma barrinha de proteína? Afinal, são produtos considerados saudáveis já que são consumidos por quem faz academia ou está de dieta, certo? Lamento informar, mas a resposta é errado! A opção parece saudável, mas na maioria das vezes não é! A razão principal que faz com que as barrinhas de proteínas industrializadas sejam contraindicadas na nutrição para idosos reside na composição.

À primeira vista podem parecer uma inocente fonte extra de proteína. Mas, a verdade é que estes alimentos contêm muito carboidrato, que aparecem tanto para adoçar o produto – na forma de xarope de glicose ou maltodextrina – quanto como farinhas para melhorar a consistência, como amidos, por exemplo. Além disso, em geral, também contêm muita gordura. Ou seja: pacientes diabéticos ou com problemas de dislipidemia devem passar longe.

Outro ponto importante é que as barrinhas de proteína, em geral, são recobertas com chocolate que tem na composição leite, açúcares e gorduras. Assim, quem for intolerante à lactose também deve evitar consumir este tipo de produto. Neste caso, é muito importante ler os rótulos para checar a composição dos alimentos. Já fiz um post sobre o assunto que vale muito a pena ser relido.

Uma boa opção de nutrição para idosos são as barrinhas de proteínas caseiras

É possível fazer barrinhas caseiras que são tão saborosas quanto às compradas e que têm um preparo muito fácil, contêm menos calorias e são mais nutritivas.
Experimente esta receita que tirei do site Musculação.Net (www.musculacao.net/7-receitas-deliciosas-de-barras-de-proteina/). Lá, há outras receitas tão boas quanto essa.

Barrinha de proteína de abóbora

Ingredientes
4 ovos
1 xícara de puré de abóbora
¼ xícara de mel (no caso de diabéticos, utilizar adoçante)
1 colheres de sopa de leite de amêndoa
1 colher de sopa de extrato de baunilha
3 medidas de proteína whey sabor baunilha (a medida já vem na embalagem)
⅓ de farinha de coco
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moída
2 colheres de sopa de canela
¼ colher de sopa de bicarbonato de sódio
½ colher de sopa de noz moscada
¼ colher de sopa de sal marinho
⅛ colher de sopa de cravo em pó

Cobertura
1 medida de whey protein sabor baunilha
¼ xícara de noz picada.

Preparo
Pré-aqueça o forno a cerca de 190 graus.
Em uma tigela de tamanho médio, misture os ovos, a abóbora, o mel (ou o adoçante), o leite de amêndoas e o extrato de baunilha.
Vá adicionando os ingredientes secos aos poucos e misturando até que a massa esteja homogênea e deixe repousar por alguns minutos para que os sabores se integrem melhor.
Forre um tabuleiro ou tapete de silicone e molde nove barras retangulares com a massa e coloque-as no tabuleiro.
Leve ao forno entre 25 a 30 minutos e retire em seguida.
Prepare a cobertura misturando água ao restante da proteína e espalhe em cima das barras de maneira uniforme. Deixe secar por uma hora ou mais e aí é só saborear.

Não se esqueça de manter uma dieta saudável, uma rotina regular de exercícios. Aproveite seus melhores dias e seja cada vez mais feliz. Até o próximo post!