O dia 31 de dezembro não demora a chegar e o cardápio da ceia de muitas famílias é cheio de pratos que evocam bons sentimentos. A bem da verdade é que a grande maioria acredita e espera que o próximo ano seja melhor que o que passou. E por que não dar uma mão para a sorte? Há pessoas que não comem aves porque ciscam para trás e dão preferência ao peixe porque o animal só anda para frente. Outras têm a certeza de que comer uvas ou sementes de romãs é garantia certa de dinheiro. Seguindo esta linha, entra também a lentilha que, além de benéfica para a saúde é uma tradição na ceia de Réveillon por acreditarem que seu consumo nesta data garante fartura e prosperidade nos próximos 365 dias. Ou seja: além de nutritiva, dizem que faz bem para o bolso também.

A associação da lentilha com o dinheiro viria de seus grãos miúdos e achatados, que lembram uma pequena moeda. Além disso, o fato de aumentar de volume durante o cozimento é outro excelente sinal. Os primeiros registros de que o homem consome esta leguminosa datam entre 8.000 a 7.500 a.C., no norte da Síria e seu cultivo, assim como o da ervilha, parece estar associado com o início do cultivo do trigo e cevada, no Oriente. Outra curiosidade é que este alimento é citado no livro do Gênesis por três vezes.

Mais do que uma tradição de fartura e prosperidade, lentilha é benéfica para a saúde – Existem vários tipos lentilhas: verdes, amarelas, vermelhas, pretas e alaranjadas. Igualmente nutritivas, são ricas em vitaminas A, B, B2, B5, B6 e C, minerais como cobre, iodo ferro, magnésio, cálcio, potássio, zinco e sódio, proteínas e fibras. Uma porção de 100 gramas possui cerca de 120 calorias, além de baixíssimo índice glicêmico, muito indicado para quem sofre de diabetes.

Muitos costumam preparar a lentilha junto com carnes gordurosas, mas para que todos os seus benefícios sejam aproveitados, é mais saudável prepará-la em forma de salada, com arroz ou, até mesmo, em substituição ao feijão, com alho e cebola refogados. Confira 10 benefícios que o consumo de lentilhas traz à saúde:

  1. Ajuda no combate ao diabetes: mesmo tendo uma boa quantidade de carboidratos em sua composição, a lentilha também é rica em fibras, nutriente importante para auxiliar na regulação de glicose na corrente sanguínea.
  2. Mantém os ossos fortes e saudáveis: o cálcio e as isoflavonas fazem com que seja um alimento importante para prevenir doenças como a osteoporose. Também ajuda no fortalecimento dos dentes, dos músculos e de outros processos metabólicos que dependem desse mineral.
  3. Ajuda a prevenir e a tratar a anemia: a carência de ferro pode causar anemia ferropriva e o consumo regular de lentilha pode ajudar a normalizar os níveis deste elemento no organismo, evitando o aparecimento desse problema.
  4. Melhora a circulação sanguínea: rica em magnésio, é importante para fazer com que o sangue circule livremente, além de fornecer oxigênio para todos os tecidos do corpo.
  5. Ajuda a prevenir o câncer: a lentilha é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a evitar a formação de tumores.
  6. É importante para a boa formação fetal: consumir lentilha durante a gravidez faz com que o organismo absorva uma quantidade importante de ácido fólico (vitamina B9), nutriente importante para a boa formação do feto.
  7. Diminui os efeitos da tensão pré-menstrual: a lentilha é rica em um elemento chamado lignana que exerce uma função parecida com outros hormônios femininos ao aliviar os efeitos causados pela tensão pré-menstrual no corpo.
  8. Ajuda na redução do colesterol: a presença de fibras insolúveis e da vitamina B6 dificultam a retenção de colesterol no organismo, o que faz com seus índices diminuam.
  9. Alivia o estresse e a depressão: é rica em um aminoácido chamado triptofano, que tem papel fundamental na produção da serotonina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de relaxamento e bem-estar. Com isso, o consumo regular evita depressão e estresse.
  10. É uma fonte de proteínas: as proteínas da lentilha ajudam a ter uma musculatura mais saudável, a melhorar a saúde do sistema imunológico e promover a correta digestão dos alimentos.

E para dar sorte no Ano Novo… – Confira uma receita fácil de arroz com lentilha.

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
2 xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) de lentilhas
Sal a gosto

Preparo
Lave as lentilhas e coloque-as em uma panela com bastante água. Acrescente sal a gosto e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar cerca de 30 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Escorra a água e reserve.

Leve uma panela média ao fogo baixo para aquecer. Acrescente o óleo, a cebola picada e o sal. Refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o arroz lavado e refogue por mais 1 minuto. Junte o vinho branco e a água e deixe o arroz cozinhar por cerca de 20 minutos ou até ficar soltinho. Retire o arroz do fogo e misture com a lentilha reservada. Sirva a seguir.

Aproveite o pouco tempo que resta do ano velho e aproveite para traçar planos e desenhar os sonhos para o ano que já bate às portas. Mas, não se esqueça de praticar atividade física moderada, se alimentar de forma equilibrada e, em caso de dúvidas, consulte seu nutricionista.