Quem já não enfrentou uma gripe, diarreia ou dor de estômago? Nessas horas nem dá vontade de comer, mas sabendo da necessidade de fazê-lo, surge a pergunta: quais alimentos combatem indisposições na terceira idade? E quais o idoso deve evitar?
A escolha adequada dos alimentos pode ajudar o organismo a oferecer respostas imunológicas aos diferentes tipos de infecção. Por isso, vale a pena estar atento a esse tipo de informação.

Diarreia
Uma das principais consequências da diarreia é a desidratação. Por esse motivo, é muito importante ingerir bastante líquido (água de coco, bebidas isotônicas, água, sucos e chás). Também é essencial se alimentar bem, caso contrário o organismo não terá os nutrientes necessários para ser capaz de reagir. Você pode tomar chá de camomila, hortelã ou erva doce. Sopa de legumes, utilizando chuchu, abobrinha, cenoura, batata, inhame, mandioquinha ou abóbora. Arroz, macarrão, bolacha água e sal, torradas e pão francês também são indicados. No caso das frutas, maçã e pera sem casca, goiaba, banana prata e pêssego. Carnes magras, frango e peixes assados, grelhados ou cozidos, e sem a pele. Gelatina também ajuda.

Evite, porém, leite e derivados, como creme de leite, requeijão, queijos, iogurte e manteiga; café; refrigerantes e água com gás; oleaginosas como nozes, amendoim, abacate e castanha; vegetais folhosos como alface, agrião, espinafre, acelga e couve; vegetais como pimentão, alho, cebola e alho-poró; frutas laxantes, como laranja, melancia, melão, mamão, ameixa, abacaxi, uva e figo; frituras; condimentos (catchup, mostarda, orégano e pimenta); alimentos ricos em enxofre como brócolis, cebola, couve-flor, nabo, pimentão, repolho, rabanete, taioba, grão-de-bico, ervilha, lentilha, feijão, batata-doce e pepino; óleos vegetais e alimentos gordurosos.

Dor de estômago/Gastrite
Se o problema é dor de estômago, não adianta ficar longos períodos sem se alimentar, pois isso só piora os sintomas. Melhor ingerir porções menores várias vezes ao dia. Arroz branco e batata cozida, por exemplo, são alimentos que não vão agredir o seu estômago no dia em que ele estiver mais sensível. Chá de hortelã também ajuda.

Quando o problema é mais sério e o idoso é diagnosticado com gastrite, leite e seus derivados são proibidos. Também deve evitar chocolate, refrigerantes, café, bebidas alcoólicas, frituras, condimentos, salgadinhos e frutas cítricas como abacaxi e limão, se você for sensível a elas. Opte por legumes, alimentos integrais, algumas frutas, e carnes magras e peixes, sempre cozidos ou assados.

Gripe
É essencial beber muita água. Isso ajuda a controlar a febre (que sobe quando perdemos líquido pela transpiração), a combater a tosse e a eliminar a secreção nasal, por exemplo. Chás e sucos também valem. Os chás não possuem eficácia comprovada no combate à gripe, mas ajudam a aliviar os sintomas, pois ingredientes como o alho e o mel são expectorantes e estimulam o sistema imunológico. O gengibre é outro ingrediente do bem: fortalece o organismo e, por ser bactericida, ajuda o corpo a se proteger das bactérias ruins. Além disso, o gengibre é expectorante e auxilia na imunidade. Beber sucos e vitaminas também podem repor os nutrientes e são uma alternativa para os dias em que há falta de apetite.

E a famosa canja de galinha, funciona? A canja também não tem poder de cura, mas a combinação de caldo, arroz, frango e cenoura ajuda a aliviar os sintomas da gripe. Na hora de fazer a sua, ignore temperos e industrializados e aposte no alho e na cebola.

Não esqueça de sempre procurar uma nutricionista de sua confiança. Até o próximo post!