Imagine uma salada bem colorida, com folhas de alface, tomates-cereja, rabanete, cenoura, pepino e algumas folhas de manjericão e cebolinha picadinha para dar um sabor especial e, o que é melhor, tudo fresquinho. Para quem ficou com água na boca e teve vontade de preparar um prato desses, uma boa sugestão é – ao invés de recorrer à geladeira, ao supermercado ou sacolão mais próximo – colher os vegetais que você mesmo plantou na sua residência. Sim, tudo isso é possível se você tiver uma horta em casa.

É bem certo que, durante um bom tempo, por conta da praticidade, do crescimento das cidades, que causou uma redução drástica do tamanho das moradias; além, é claro da correria do dia a dia, era muito melhor comprar tudo e, se possível, já lavado. Mas, felizmente, é cada vez maior o número de pessoas que vem (re)descobrindo o prazer de mexer na terra e cultivar seus próprios vegetais. Motivos e vantagens se misturam e são os mais variados.

Além de mais econômico, a alimentação torna-se mais saudável e variada. Mas, não para por aí, pesquisas apontam que ter contato com a terra e observar o crescimento do que se plantou funciona como uma terapia. Mas, engana-se quem pensa que, para ter uma horta em casa é necessário dispor de um grande espaço. Ao contrário, há soluções criativas que proporcionam cultivar vegetais em uma pequena área, inclusive na varanda ou, até mesmo, na janela da área de serviço do apartamento. E boas ideias é o que não faltam tanto na internet quanto em lojas especializadas em jardinagem e horticultura.

Conheça algumas das vantagens de ter uma horta em casa

Melhora da qualidade de vida: Lidar com a terra, mesmo que seja em um pequeno vaso ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e melhora a concentração. Além disso, saber que aquele alimento que sua família está degustando cresceu graças aos seus cuidados é uma grande fonte de satisfação pessoal.

• Economia: Se você dispuser de um espaço de tamanho razoável poderá cultivar uma boa variedade de vegetais ao ponto de não mais precisar comprá-los.

• Conhecimento e socialização: Para ter sucesso em sua horta, é preciso saber o tempo certo de plantar os vegetais e como cuidar de cada um deles. Isso traz um aumento do repertório de assuntos que se tem conhecimento. Além disso, há um grande número de pessoas interessadas no assunto dispostas a trocar dicas e isso pode ser o início de uma boa amizade. E que tal oferecer uma cabeça de alface ou algumas beterrabas para o vizinho do lado?

• Variedade e alimentação saudável: Cultivar variados tipos de hortaliças, temperos e frutas pode gerar uma combinação interessante nos pratos preparados no dia a dia. Além disso, por serem orgânicos e frescos, são mais saborosos que os industrializados ou aqueles nos quais foram utilizados agrotóxicos.

Dicas e curiosidades
1. Você sabia que até em sua horta em casa é preciso ter harmonia e há vegetais que podem – e até devem – ser plantados juntos? Confira na imagem. A fonte é o Pinterest.

2. Conheça alguns vegetais que podem ser plantados em vasos. Encontrei esta imagem também no Pinterest

Gostou das dicas? Então, espante a preguiça, chame sua família e comece, hoje mesmo a colocar a mão na massa… ops, na terra. Sua saúde e bem-estar são algo muito precioso e que não pode esperar. Lembre-se sempre de manter uma alimentação equilibrada e exercitar-se com regularidade. Além disso, sempre que for necessário, consulte um médico e um nutricionista