Geralmente Ceia de Natal é sinônimo de exagero: tender, peru, rabanada, panetone, farofa, diversos tipos de bebidas, sobremesas e pratos salgados. Um banquete com excesso de calorias, que deixa muita gente com a consciência pesada depois. No entanto, não precisa ser assim. Dá para fazer uma Ceia de Natal saudável e gostosa. O segredo está nas substituições, que podem garantir refeições mais leves sem precisar abrir mão do sabor.

Confira abaixo algumas dicas e receitas:

Entrada
Como a Ceia de Natal costuma ter muitas opções, economize calorias no que for possível. Apostar em duas ou 3 opções de saladas bem coloridas é uma ótima ideia de entrada leve, saudável e gostosa. Na hora do molho, a sugestão é trocar o creme de leite por iogurte desnatado. As saladas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, além de proporcionar sensação de saciedade. Com isso, fica mais fácil evitar os exageros.

Troque o tender por carnes magras
Um frango assado ou peixe são opções muito mais saudáveis do que os tradicionais tender e peru. Outra boa ideia de carne magra e saudável é o lombo de porco. Na hora de conferir sabor, opte por temperos naturais como gengibre, alho, cheiro verde e pimenta.

Panetone
Na hora de escolher o panetone, a dica é procurar por aqueles que sejam feitos artesanalmente. Os industrializados têm alta concentração de sal, açúcar e gordura, assim como aditivos químicos, conservantes, aromatizantes e realçadores de sabor, que podem causar alergias e inflamações ao organismo.

Arroz
O arroz branco não é tão rico em nutrientes como os integrais, o arroz negro ou vermelho. Grãos como a lentilha e o grão de bico também são ótimas opções.

RECEITAS

Arroz Integral com amêndoas

Ingredientes
3 xícaras de arroz lavado e escorrido
3 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho amassados
6 xícaras de caldo de galinha
1 xícara de amêndoas torradas e sem casca picadas

Modo de preparo
Frite o alho no óleo quente até dourar. Ponha o arroz na panela e refogue por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o caldo de galinha (se ele não estiver suficientemente salgado, acrescente uma pitada de sal). Ao ferver, abaixe o fogo e tampe. Espere até metade do caldo se evaporar para acrescentar as amêndoas, dando uma boa mexida. Continue o cozimento com a panela semitampada, até o arroz ficar macio e soltinho.

Mousse de abacate com cacau

Ingredientes
2 abacates pequenos
3 colheres (sopa) de cacau em pó
5 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo
Coloque no liquidificador
Bata bem até ficar homogêneo
Coloque o creme em duas taças e leve para a geladeira por 30 minutos

Cuscuz Marroquino
Ingredientes
2 xícaras de cuscuz marroquino
2 xícaras de água bem quente
10 damascos picados
4 colheres de sopa de uvas passas
1 xícara de amêndoas torradas
Cebolinha picada
½ xícara de pepitas de abóbora torradas
Sementes variadas
Sal, pimenta do reino, pimenta caiena e temperos de sua preferência
Azeite

Modo de preparo
Coloque o cuscuz marroquino e a água quente em uma travessa e tampe por cinco minutos. Solte o cuscuz com um garfo e tempere a seu gosto, regando também com azeite. Feito isso, é só misturar os demais ingredientes até ficar uma mistura homogênea. Essa receita é democrática e seus ingredientes podem ser variados de acordo com seu gosto. Pode utilizar outras qualidades de oleaginosas, como nozes, castanhas, macadâmia, pode-se incluir legumes, cogumelos, sementes de linhaça, chia, abóbora, girassol, outras frutas secas. Use a criatividade. Sirva quente ou frio.

Não esqueça que é importante ter uma alimentação saudável durante todo o ano. Procure sempre uma nutricionista. Até o próximo post!