É cada vez maior o número de pessoas, inclusive da terceira idade, que vê a alimentação como forma de manter a saúde e, acredite ou não, ter mais bom humor. Isso porque vários alimentos, além de saciar a fome, têm a capacidade de proporcionar bem-estar ao corpo e à mente. Nunca é demais dizer que uma alimentação equilibrada atua diretamente no bom desempenho de nossas funções metabólicas e hormonais – então, quanto antes você estiver atento ao seu cardápio, melhor. Afinal, é muito bom chegar à terceira idade com bom humor, não é?

Além disso, é preciso lembrar que os exercícios físicos precisam fazer parte da rotina do idoso. Assim, unindo atividade física e boa alimentação, é que seu astral vai lá pra cima e você vai ter a disposição necessária para as atividades do dia a dia. Abaixo você vai ver como alguns alimentos são aliados do seu organismo e contribuem para melhorar a irritação, a ansiedade e a depressão.

Banana
A fruta possui duas substâncias que são fortes aliados para o bom humor: os carboidratos, responsáveis por estimular a produção de serotonina, e a vitamina B6, que proporciona energia e previne a depressão. A banana também reduz a ansiedade e ajuda em uma boa noite de sono.

Milho
Contém niacina, uma vitamina do complexo B associada ao bom humor.

Espinafre
Contém potássio e ácido fólico, elementos que ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas. Além de depressão, a ausência deles no organismo é responsável por problemas como cansaço, insônia, fraqueza, apatia etc.

Laranja
Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. Provoca relaxamento muscular e combate o estresse. É ainda uma grande fonte de energia, hidrata e previne a fadiga.

Aveia
Com altas doses de triptofano e bons níveis de selênio, a aveia estimula sensações de bem-estar, bom-humor e ânimo. Ameniza a depressão, baixa-estima e até insônia.

Outros aliados na alimentação da terceira idade

Brocólis
Além de ajudar no bom humor, é rico em ácido fólico, renova as células e tem ação antioxidante (anti-inflamatória).

Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas combatem o estresse e são ricas em triptofano, auxiliador do humor. São fontes de gordura saudável, proteína e sal mineral e possuem ainda ação antioxidante.

Salmão
Além de diminuir os níveis de colesterol do sangue e melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, o ácido graxo ômega 3 presente no salmão é muito importante para manter o bom humor.

Chocolate
Este é quase unanimidade na hora de garantir o bom humor e não é apenas pelo gosto doce. Além do triptofano, o chocolate possui ainda teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante, e magnésio (que auxilia na produção de energia).

Viu como é fácil cuidar de si mesmo? Só não deixe de visitar um nutricionista. Ele é o profissional indicado para avaliar o cardápio mais adequado para você, de acordo com a sua rotina. Até o próximo post!